Palavras de agressor ofendido

Qualquer que seja a defesa que apresentes, eu não deixarei de comer-te.
Esopo em “O lobo e o cordeiro”

 

Gilberto Carvalho concedeu entrevista exclusive ao site do UOL, após o anúncio da reeleição de Dilma Rousseff, em 26 de outubro de 2014. Conquanto seja Ministro-chefe da Secretaria-geral da Casa Civil da Presidência da República, sua fala foi partidária, militante até, uma vez que marcou posição em relação ao comportamento da imprensa no período de campanha eleitoral. Nesse período, jornais e revistas não economizaram críticas nem ao PT nem a Dilma e muito menos ao seu (des)governo; ao mesmo tempo, noticiavam a falta de transparência nas informações, o comportamento errático e agressivo de Dilma e a blindagem dos seus aliados implicados na CPI da Petrobras e nas investigações da Operação Lava Jato.

É curioso: quem não tenha acompanhado a campanha ou o noticiário nacional poderia ser levado a crer que o partido do ministro fosse a aposição, vilmente achacada por mentiras, insinuações e distorções da propaganda política. Não é. O Gilberto Carvalho é petista e ministro de Dilma Rousseff.

Suas palavras, por si mesmas, deixam entrever sua concepção sobre o papel da imprensa. Sobretudo, revela suas metas de trabalho para o próximo mandato: cercear o jornalista nacional. Assim, deverá se extinguir o jornalismo crítico, restando aos meios de comunicação de massa a função de divulgação de “notícias oficiais”.

UOL - O segundo governo da presidente Dilma Rousseff vai ter uma política diferente em relação aos meios de comunicação ou vai manter o mesmo discurso crítico permanente e a mesma política?

Gilberto Carvalho - Eu faço uma autocrítica nossa, dos nossos erros, e atribuo à questão da comunicação parte também dos problemas que nós enfrentamos.  Ninguém mais do que nós vai defender permanentemente a liberdade de imprensa. A liberdade de imprensa é sagrada, e nesses 12 anos não houve um único gesto do nosso governo efetivo que contrariasse a liberdade de imprensa. Ninguém foi tão enxovalhado como nós fomos ao longo desses anos, e agora esse final de campanha, esse episódio que eu mencionei, lamentável, só mostra um pouco disso. Não vai haver nenhuma tentativa da presidente Dilma de tolher a liberdade de imprensa, de maneira alguma.

O que nós queremos é sentar com vocês, com gente séria da imprensa, para a gente fazer uma análise de como é que o Brasil está sendo passado para as pessoas, de como a realidade é traduzida efetivamente. A meu juízo, o excesso de editorialização, de adjetivação e o colunismo que acabou ganhando um peso enorme na imprensa brasileira têm feito, na minha opinião, um estímulo a esse ódio que nós vimos nos últimos tempos.

Felizmente não [sic] é todos, eu até destaco aqui particularmente a Folha, que eu acho que é um periódico dos mais equilibrados, mas infelizmente há jornais que se transformaram em panfletos nessa campanha. É isso que nós não vamos deixar de criticar. Acho que, em prol da própria liberdade de imprensa, da sua respeitabilidade, e para que a gente não ouça coros como esse que nós ouvimos aqui é que nós temos que trabalhar na sociedade brasileira numa espécie de repactuação, para que a gente possa ter uma imprensa sempre livre, cada vez mais livre, mas, ao mesmo tempo, que haja um equilíbrio entre a crítica adequada e aquilo que estimula o ódio, como, eu insisto, aconteceu nos últimos tempos, particularmente nessa campanha.

UOL - O senhor não reconhece que há matéria-prima para que o governo seja, para usar a sua palavra, enxovalhado? O governo não se deixou enxovalhar ao permitir que ocorresse o que está ocorrendo na Petrobras? Os fatos não conspiram contra o governo?

Gilberto Carvalho - Ninguém mais do que nós tem feito autocrítica. Nós temos reconhecido que, infelizmente, o nosso partido acabou se assemelhando a outros partidos, a corrupção infelizmente entrou dentro de nós, é verdade. O que não dá para aceitar é a gente ser considerado como aqueles que inventaram a corrupção no Brasil, é absolutamente desmedida a maneira como nós fomos tratados nesse tempo, é como se a corrupção tivesse sido inventada por nós. Quando, na verdade, o que nós fizemos, embora tendo caído em erros, é verdade isso, eu não tenho como negar, não tenho por que negar, mas é como se o passado todo fosse um passado limpo nesse país e nós é que trouxemos para a cena da política a corrupção, quando na verdade, o que nós fizemos, foi ter a coragem de fazer a investigação e cortar na própria carne.

Disponível em: http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/10/27/tratamento-desmedido-contra-o-pt-na-imprensa-incita-o-odio-diz-ministro.htm. Acesso em: 28 out. 2014.

 

Na pergunta dos blogueiros do UOL, já é possível entrever que a relação do governo e do partido governista com a imprensa nunca foi serena. O emprego do verbo “manter” é o maior indício da combatividade governamental. Portanto, nos termos da pergunta − que o entrevistado não contesta –, a postura belicosa é atribuída ao governo, e não à imprensa.

A resposta, por sua vez, está carregada de um autoritarismo que nega a liberdade de imprensa. Então, as críticas devem ser moderadas, mesmo quando o governo sonega informações, quando tem seus principais nomes nas páginas policiais e quando conduz uma campanha eleitoral agressiva?

Estas palavras são especialmente reveladoras:

(…) em prol da própria liberdade de imprensa… que nós temos que trabalhar na sociedade brasileira … para que a gente possa ter uma imprensa … cada vez mais livre, mas, ao mesmo tempo, que haja um equilíbrio entre a crítica adequada e aquilo que estimula o ódio, como, eu insisto, aconteceu nos últimos tempos, particularmente nessa campanha.

O uso do conectivo “mas” é significativo, pois sinaliza o reconhecimento do próprio locutor quanto à oposição existente entre as proposições consecutivas. Quem defende a liberdade de imprensa não admite um “mas”. Em uma sociedade democrática, a veiculação de informações caluniosas ou incorretas está sujeita aos rigores da lei, e não ao escrutínio do estado.

As declarações do ministro-militante são tenebrosas, já que, justiça seja feita, nelas predomina o raciocínio partidário. Ele assume que imprensa que ofendeu o seu partido terá que calar.

Observe-se que a discussão em torno do que seja a “crítica adequada” não será travada com o segmento contestador da imprensa, mas com aquele mais dócil e condescendente com a postura partidário-governamental. A opinião de quem contesta o governo não interessa ao [partido do] Ministro da Justiça.

A convicção de que o papel da imprensa é noticiar apenas é um mito – aliás, bem explorado no período ditatorial. Se quem diz o que pensa pode ser perseguido, punido ou silenciado, não há liberdade.

Na fábula “O lobo e o cordeiro”, já foi enunciado esse mesmo ódio do algoz contra a vítima que ousou resistir a suas investidas.

O lobo e o cordeiro

Um lobo, ao ver um cordeiro bebendo de um rio, resolveu utilizar-se de um pretexto para devorá-lo. Por isso, tendo-se colocado na parte de cima do rio, começou a acusá-lo de sujar a água e impedi-lo de beber. Como o cordeiro dissesse que bebia com as pontas dos beiços e não podia, estando embaixo, sujar a água que vinha de cima, o lobo, ao perceber que aquele pretexto tinha falhado, disse: “Mas, no ano passado, tu insultaste meu pai”. E como o outro dissesse que então nem estava vivo, o lobo disse: Qualquer que seja a defesa que apresentes, eu não deixarei de comer-te”.

A fábula mostra que, ante a decisão dos que são maus, nem uma justa defesa tem força.

ESOPO. Fábulas completas (livro eletrônico). 1ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2012. s.p.

As declarações do ministro-militante são uma afronta tanto à democracia e quanto à inteligência do brasileiro. Esse tipo de comportamento demonstra por que não se investe seriamente em educação no Brasil: para que o cidadão não seja capaz de ler a infâmia no discurso das autoridades.

54 thoughts on “Palavras de agressor ofendido

  1. Thanks for the good writeup. It lotopyeer in fact was a amusement account it. Look advanced to far brought agreeable from you! By the way, how can we keep up a correspondence?

  2. It won’t need any net connection to obtain a combination of bottom something really cool, with the services offered by the young generation towards playing games side
    by side. They are available for the application certainly.
    Featuring an Indian and currently living in Pune, Maharastra.
    Games like action games, player can injustice gods among us hack trace.

    There are certain things you can enjoy free mobile games to your entertainment.
    The mobile phones includes improved upon by injustice gods among
    us hack exercising the brain, adventurous, puzzle and many more.

  3. I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was curious what all is
    needed to get setup? I’m assuming having a blog
    like yours would cost a pretty penny? I’m not very web savvy so I’m
    not 100% certain. Any tips or advice would be greatly appreciated.
    Kudos

  4. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any
    widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
    I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe
    you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward
    to your new updates.

  5. Today, the last thing you will be interesting to see
    how the graphic is no reason why it deserves to be careful that you may encourage your
    kids can grow into healthy balanced adults. To control the space ship, the industry.
    Another survey asked hundreds of clash of clans hack different category.
    If this is why: the thing all mobile games.

  6. Its like you read my mind! You appear to know a lot about
    this, like you wrote the book in it or something.
    I think that you could do with a few pics to drive the message home a bit, but other than that, this is magnificent blog.

    An excellent read. I will certainly be back.

  7. Almost everyone can play it by clicking on the device, loaded with interesting games but
    you keep unlocking rest of the game. The airplane itself is quite
    thrilling experience for mobile has become multipurpose tool.
    The insurance is that it has its own client for better communication and now, multiplayer
    tournaments, trick shots, changes the objects and replaces the objects in order to download mobile games.

  8. Howdy just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of
    the pictures aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue.
    I’ve tried it in two different web browsers and both show the same
    results.

  9. Can I simply just say what a relief to uncover somebody who really knows what they are talking about on the internet.
    You definitely understand how to bring an issue to light and make it important.
    More people must check this out and understand this side of your story.
    I was surprised you are not more popular because
    you certainly have the gift.

  10. Hi there just wanted to give you a quick heads up and let you know
    a few of the images aren’t loading properly. I’m not sure
    why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different web browsers and both show the
    same results.

  11. Hey, I think your website might be having browser compatibility issues.
    When I look at your blog site in Firefox, it looks fine but when opening in Internet Explorer,
    it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, terrific blog!

  12. Its like you read my mind! You seem to know a lot about this,
    like you wrote the book in it or something. I think that
    you could do with some pics to drive the message home a
    little bit, but instead of that, this is excellent blog.
    An excellent read. I’ll certainly be back.

  13. What i do not realize is in truth how you’re now not actually a
    lot more smartly-appreciated than you might be right now.
    You’re very intelligent. You already know therefore significantly in terms of this topic,
    made me individually consider it from numerous varied angles.
    Its like women and men are not involved unless it is something to accomplish with Lady gaga!
    Your own stuffs outstanding. All the time care
    for it up!

  14. Hello, i think that i saw you visited my blog so i came to “return the favor”.I’m attempting to find things to enhance my site!I suppose its ok to use a few of
    your ideas!!

  15. Another thing needed to be done as a parent is to set rules for online games.

    Your computer, or smart phone can be used to access the game in a flash.

    Like the name suggests, these birds are seriously angry.

    Look into my webpage zug spiele

  16. I don’t even know how I ended up here, but I thought
    this post was good. I don’t know who you are but certainly you are going to a
    famous blogger if you are not already ;) Cheers!

  17. naturally like your web-site however you have to take
    a look at the spelling on quite a few of your posts.
    Several of them are rife with spelling problems and I find it very troublesome to tell
    the reality then again I’ll certainly come again again.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>